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Guia de classes

Qual classe e itens devo escolher?

Guia de classes

Autor do guia: Impulse
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Introdução

Neste guia conheceremos as principais raças do jogo, arquétipos de classes, vamos distribuí-los por estilo de luta e equipamentos utilizados, e ao final tentaremos responder à popular pergunta “qual classe jogar?”.
Lembrando que esse guia serve apenas como recomendação, no Essence cada classe é autosuficiente e você pode escolher qualquer uma delas, sem distinção.


Raças do Lineage 2 Essence

A versão atual do jogo oferece a cada jogador a escolha de 7 raças. Cada uma delas possui seu próprio conjunto de características e inclui diferentes arquétipos de classe.

  1. Humans — os humanos são a raça mais popular e com o maior número de classes, a maioria delas com características equilibradas.
  2. Elfs — elfos são rápidos e hábeis, que se distinguem pela velocidade de ataque e de movimento, mas aplicam menos dano se comparado as demais.
  3. Dark Elfs — aplicam mais dano e possui um alto poder de ataque e força, mas ao mesmo tempo é mais vulnerável e tem menos defesa que as demais.
  4. Orcs tem altos valores de força física e HP (pontos de vida), geralmente são mais lentos em velocidade de movimentação e ataque.
  5. Dwarvens — tem altos valores de defesa e HP (pontos de vida) e também potencial de ataque, mas são muito limitados na escolha de uma classe.
  6. Kamaels — uma raça equilibrada, se distingue por uma mecânica especial de coleta de almas de inimigos para se transformar e aumentar seus atributos.
  7. Sylphs — rápidos e ágeis, utilizando armas de fogo como principal método de ataque pode aplicar danos extretamente potentes em alvos únicos.

A tabela abaixo demonstra claramente a diferença de características entre as classes, e também mostra as características das classes dentro de cada raça. Mas primeiro é preciso esclarecer quais de suas características influenciam em que:

  • STR — força, afeta o dano de ataque físico e a chance de critico de ataque físico
  • INT — inteligência, afeta o dano de ataque mágico
  • DEX — agilidade, afeta velocidade de ataque, acurracy, evasão e chance de ataques físicos críticos
  • WIT — sabedoria, afeta a velocidade mágica, acurracy, evasão mágica e chance de ataques críticos mágicos
  • CON — resistência, afeta a quantidade máxima de HP e CP, limite de peso,  chance de bloqueio com escudo
  • MEN — espiritualidade, afeta defesa mágica, MP máximo, chance de cancelar magia
Raça Arquétipo Características básicas
STR DEX CON INT WIT MEN
Humano Fighter 40 30 43 21 11 25
Mage 22 21 27 41 20 39
Death Knight 40 34 41 20 10 25
Assassin 41 38 38 15 10 28
Elf Fighter 36 35 36 23 14 26
Mage 21 24 25 37 23 40
Death Knight 40 35 40 20 10 25
Dark Elf Fighter 41 34 32 25 12 26
Mage 23 23 24 44 18 37
Death Knight 41 34 40 20 10 25
Assassin 41 38 38 15 10 28
Orc Fighter 40 26 47 25 12 26
Mage 27 24 31 31 15 42
Vanguard Rider 40 30 35 15 10 30
Dwarven Fighter 39 29 45 20 10 27
Kamael Fighter 41 35 27 25 20 22
Sylph Fighter 40 35 40 20 10 25

Como devo escolher os itens

 

Weapons

Existem diversos tipos de weapons (armas) no mundo do Lineage 2 Essence, a arma ideal depende do tipo de classe que você escolher, algumas habilidades de classe só podem ser usadas se você estiver com uma arma específica, portanto, observe a seção abaixo para entender as funções de cada classe e qual a arma ideal para ela.

 

Armors

Os armors (armaduras) são classificados por 3 tipos (Heavy, Light e Robe)

  • Heavy são armaduras pesadas, indicadas para fighters no geral especialmente para tankers e warriors
  • Light são armaduras leves, indicadas para fighters do tipo archers e daggers, algumas classes como summoners, healers e shamans também possuem habilidades passivas que melhoram status ao usar equipamentos light
  • Robe são armaduras para magos no geral, que possui habilidades passivas para esses tipos de armors

No Lineage 2 Essence, você não precisa completar um conjunto de armors para ter obter status de um set, nos armors grade C e B, você pode receber bonus a partir de 2 peças do mesmo set, o bonus por usar todas as peças de um mesmo set são aplicados como “remoção de penalidade”. Então, você pode usar partes diferentes de armors grade B para receber diferentes bonus.

  • Exemplo: você pode usar Blue Wolf Breastplate, Blue Wolf Gaiters, Blue Wolf Helmet (Heavy) para receber bônus de STR +3, DEX +1 e Speed +7 e ao mesmo tempo usar Doom Gloves (Light) e Doom Boots (Light) para receber bônus de DEX +1 e P. Atk +2.7%. A não usar um set B-Grade completo você receberá alguns bônus negativos, então você pode escolher se irá usar peças diferentes ou peças de um mesmo set dependendo da sua necessidade.

Enquanto nos armors A-Grade, não existe nenhum bônus por usar partes de um mesmo set, então, você pode escolher diferentes peças do A-Grade para compor seus equipamentos defensivos.
A indicação nesse caso é escolher um armor (peitoral e gaiters) de acordo com o tipo de resistência que você gostaria de melhorar. Por exemplo, para obter mais resistência a Stun você deve usar um armor tipo Majestic (heavy, light ou robe dependendo da sua classe).


Classes “suporte”

 

Tankers

Possuem uma ampla gama de habilidades defensivas, tanto ativas quanto passivas, bem como uma habilidade única de “agressão” para desviar a atenção dos inimigos para si mesmos enquanto seus aliados executam suas funções.

Os tankers são muito populares em PVP, especialmente em pvps que envolvem vários grupos, bem como em atividades PVE em grupos, já que o Tanker no zGaming possui o melhor potencial de atrair mobs para um farm AoE.

Equipamento indicado:

  • Heavy armor;
  • Sword ou Blunt;
  • Shield.

Esses são os tankers e suas raças:

  • Phoenix Knight [human]
  • Hell Knight [human]
  • Eva’s Templar  [elf]
  • Shillien Templar [dark elf]

 

Healers

Em todas as versões do jogo Lineage 2 e em qualquer crônica, a classe “healer” é a profissão mais importante e valiosa que pode mudar o resultado de qualquer batalha. A tarefa mais importante de um healer é restaurar a saúde (HP) dos aliados, lançar habilidades de proteção positivas, bem como ressuscitar outros personagens em caso de morte.

Na versão Essence, a classe healer recebeu uma variedade de habilidades de ataques, permitindo-lhes caçar monstros facilmente sozinhos, e no PVP 1×1 eles podem representar uma ameaça para quase qualquer classe.

Equipamento indicado:

  • Robe ou Light armor;
  • Magic Sword, Magic Blunt ou Staff;
  • Shield ou Sigil.

Esses são os healers e suas raças:

  • Cardinal [human]
  • Eva’s Saint [elf]
  • Shillien Saint [dark elf]

 

Buffers

Classes quem possuem diversas habilidades de suporte ao grupo que potencializam as habilidades ofensivas e defensivas dos aliados.

Na versão Essence, o sistema de “buff” foi completamente redesenhado, e agora todos os buffs essenciais estão disponíveis para o próprio personagem em todas as classes, o que o fortalece significativamente o PVP e PVE.

Mas, ao mesmo tempo, as classes específicas “buffers” podem usar algo em seus aliados:

  • Os Orc Shamans podem curar todo o grupo (aliados e todo o clã) com uma habilidade especial que reabastece a saúde a cada segundo.
  • O Hierophant pode curar levemente os aliados, salvando-os em situações críticas.
  • Mystic Muse e Spectral Dancers podem lançar músicas e danças que aumentam as características de seus aliados.

Equipamento indicado:

  • Heavy, Robe ou Light armor;
  • Dual Sword, Sword, Blunts e Staffs;
  • Shield ou Sigil.

Esses são os buffers e suas raças:

  • Hierophant [human]
  • Mystic Muse [elf]
  • Spectral Dancer [dark elf]
  • Doomcryer [orc]
  • Dominator [orc]

Classes “DD” (damage dealers)

E então vamos falar sobre um grupo de classes – causadores de danos (DD), cuja principal tarefa é causar danos. Eles são divididos em vários tipos: fighter melee, figther ranged e mages.

 

Fighter Melee

Os guerreiros corpo a corpo são considerados classes cujo dano é causado em uma distância curta e/ou quase curta.

Eles possuem altos parâmetros de saúde e defesa e possuem características equilibradas para uma caçada bem-sucedida. Algumas classes podem aproveitar de “lures”, que é o nome dado ao acúmulo de vários monstros para matá-los simultaneamente, por exemplo, Warlords, Titans e Blacksmiths. A maioria dos guerreiros tem a habilidade de “aproximar” rapidamente um alvo (Rush), encurtando distância em uma fração de segundo.

Equipamento indicado:

  • Heavy armor;
  • Sword, Two-Hand Sword, Dual Sword, Spear, Fists e Blunts;
  • Sigil.

Esses são os healers e suas raças:

  • Dreadnought [human]
  • Duelist [human]
  • Titan [orc]
  • Grand Khavatari [orc]
  • Vanguard Rider [orc]
  • Foortune Seeker [dwarven]
  • Maestro [dwarven]
  • Doombringer [kamael]

 

Daggers

Um grupo distinto de guerreiros corpo a corpo especializados em ataques rápidos e mortais. Devido à sua agilidade, possuem altas taxas de evasão, velocidade de ataque e movimento, mas ao mesmo tempo possuem indicadores de defesa e vida baixos, o que cria certos problemas na caça de monstros e no PVP.

O principal objetivo de um dagger é infligir o máximo de dano com uma adaga em um período mínimo de tempo, caso contrário, o dagger corre sério risco de receber uma resposta mortal.

Habilidades que os torna completamente invisíveis irá ajudá-lo a se esconder dos inimigos, bem como habilidades que aumentam suas taxas de evasão várias vezes durante um determinado período de tempo.

Equipamento indicado:

  • Light armor;
  • Dagger;
  • Sigil.

Esses são os daggers e suas raças:

  • Adventurer [human]
  • Wind Rider [elf]
  • Ghost Hunter [dark elf]

 

Rangers (Arqueiros/Sylph)

Rangers são uma classe muito popular em quase todas as atualizações do Lineage 2, e Essence não é exceção, o que lhes permite causar ainda mais danos à longa distância e usar habilidades de combo.

Os arqueiros têm alta velocidade de movimento, alta evasão, mas ao mesmo tempo defesa fraca e pouco HP, então a principal tática dos arqueiros é ficar o mais longe possível do inimigo.

Os rangers também incluem o Storm Blaster (Sylph), que possui uma arma exclusiva do mundo de Lineage 2 – pistolas. A classe é bastante fácil de gerenciar, é móvel e, ao mesmo tempo, causa dano triplo de forma consistente (ao aprender a habilidade Extra Hit). O HP é maior do que a dos arqueiros e também pode superar a velocidade máxima de movimento, o que o ajudará a escapar rapidamente dos inimigos que o perseguem.

Equipamento indicado:

  • Light armor;
  • Bow e Pistol;
  • Sigil.

Esses são os rangers e suas raças:

  • Saggitarius [human]
  • Moonlight Sentinel [elf]
  • Ghost Sentinel [dark elf]
  • Trickster [kamael]
  • Storm Blaster [sylph]

 

Wizards

Wizards são magos de longo alcance que usam um enorme arsenal de habilidades mágica. Via de regra, cada representante dos mágicos possui um determinado elemento. Por exemplo, os elfos usam magias da água e os dark elfos usam o vento. Mas fundamentalmente não há diferença entre os elementos, a única diferença está na animação das habilidades.

Os magos têm vários debuffs que bloqueiam o movimento do alvo, dominam a magia do sono (Sleep) e também podem usar habilidades de defesa usando seu valor de MP.

O Soulhound também pode ser considerado um mago: é uma classe híbrida com skills físicas e mágicas da raça Kamael, mas sua principal habilidade, que ele utiliza na maioria dos casos, é mágica.

As desvantagens dos wizards incluem uma quantidade muito pequena de Defesa física e HP, grande consumo de MP e baixa velocidade de movimento.

Equipamento indicado:

  • Robe armor;
  • Magic Sword, Magic Blunts, Staffs e Rapiers;
  • Sigil.

Esses são os wizards e suas raças:

  • Archmage [human]
  • Soultaker [human]
  • Mystic Muse [elf]
  • Storm Screamer [dark elf]
  • Soulhound [kamael]

 

Summoners

Summoner – é assim que chamam a classe mágica dos invocadores, cuja mecânica consiste em convocar diversas criaturas que desempenham as funções. Nas primeiras versões do jogo, o próprio invocador agia como curador para sua criatura invocada, mas na versão Essence o papel mudou ligeiramente, agora o summoner é uma unidade de combate independente, e os animais de Summons convocados o servem como assistentes, por exemplo, eles recuperam o MP dono e recebem parte do dano que o dono recebe, além de aplicar danos indepentes em alvos inimigos.

As desvantagens dos summoners são praticamente as mesmas dos mágicos elementais: baixa quantidade de defesa e baixa velocidade de movimento, além de ter poucas habilidades de dano no próprio personagem.

Equipamento indicado:

  • Robe armor e Light Armor;
  • Magic Sword, Magic Blunts, Staffs e Rapiers;
  • Sigil.

Esses são os summoners e suas raças:

  • Arcana Lord [human]
  • Elemental Master [elf]
  • Spectral Master [dark elf]

 

Death Knights

Uma das classes mais fortes do mundo do Lineage 2 Essence. Guerreiro corpo a corpo, ele é capaz de atrair inimigos de longe usando habilidades de poull, bem como se aproximar deles rapidamente. DK possui enormes danos físicos, um grande número de habilidades de controle e uma mecânica de sobrevivência única: ao receber um dano fatal, ele ganha a imortalidade por um tempo, o que possibilita mudar o resultado da batalha. O Death Knight possui um grande número de habilidades que visam vários alvos, permitindo-lhe caçar com ainda mais rapidez e eficiência.

Humanos, Elfos e Dark Elfs podem se tornar Death Knight. Suas habilidades básicas são idênticas, com exceção de algumas habilidades únicas.

Equipamento indicado:

  • Heavy armor;
  • Sword;
  • Sigil.

Esses são os Death Knights e suas raças:

  • Death Knight [human, elf e dark elf]

 

Assassins

Uma classe nova e completamente única no mundo de Lineage 2 Essence, que se distingue por uma mecânica de habilidade especial que permite convocar e usar inúmeras “sombras” para uma caça ainda mais eficaz e um confronto bem-sucedido com outros jogadores no PVP.

Quase todas as habilidades do Assassino podem causar dano à distância. O Assassin, assim como o DK, é um oponente formidável para quase todas as outras classes do jogo, human male e dark elf female podem escolher esta classe, e o conjunto de habilidades e características para eles é completamente idêntico.

Equipamento indicado:

  • Light armor;
  • Dagger;
  • Sigil.

Esses são os Assassin e suas raças:

  • Assassin [humano male e dark elf female]

Classes do meta

O “meta” é a classe mais forte, que domina o mundo do Essence sobre todas as outras classes. Via de regra, o “meta” pode mudar com a adição de equipamentos no jogo, novos conteúdos e liberação de habilidades.
No zGaming, aplicamos balanceamento de classes constantemente,  nossa intuito é fazer com que cada classe seja única e útil em vários aspectos do PvE e PvP, para fazer com que você escolha o que mais gosta sem se preocupar com nenhum “meta” do jogo.


Qual class devo escolher?

Voltemos à questão principal do guia: qual class escolher? E aqui está o segredo mais importante do Lineage 2 Essence:  não existe uma resposta certa para a escolha de uma classe. 

Cada jogador escolhe o que gosta com base em vários parâmetros, portanto, estabeleça seus objetivos no jogo, e com base nesses objetivos será mais fácil para você responder à pergunta “qual classe escolher?”

Para facilitar essa escolha, irei listar algumas classes e as principais vantagens dela em PvE e PvP como uma opinião pessoal, e isso muda de acordo com o pensamento de cada jogador.

 

Solo player: Classes com alto potencial

Se você joga sozinho e não pretende entrar em um grupo, alguma das classes abaixo pode ser a mais recomendada para você:

  • Soulhound — tem habilidades específicas para alvo único, tem um jogo confortável desde o início até as fases de end-game
  • Shillien Saint — tem um poder de recuperação alto de MP, epecialmente no início do jogo irá te fazer economizar com recuperação de mana e MP potions. Essa classe também tem um alto potencial de farm em grupo por possuir os debuffs Stigma of Shillen, importante pra otimizar um farm PvE
  • Summoners (Arcana Lord, Elemental Master, Spectral Master) — com summons que podem recuperar seu MP e fazer você economizar, desde summons que causam altos danos nos alvos, as classes tipo summoner podem ser uma boa escolha para um jogador independente
  • Storm Blaster — os sylphs tem alto damage em alvos únicos, pode ser uma boa opção para jogadores que pretendem jogar solo, porém, essa classe necessita de itens para ter um potencial mais alto
  • Daggers (Adenturer, Wind Rider, Ghost Hunter) — com as mecanicas de jogo e aplicação de danos altos, daggers são classes interessantes para um farm rápido para quem não pretende investir tanto no personagem
  • Dreadnought, Maestro, Fortune Seeker — por terem Provoke (o que atrai muitos monstros) e skills de ataque em área (AoE) essas classes tem muito potencial solo farmando em AoE sem depender de outros, obviamente, caso deseje aproveitar esse potencial em áreas com monstros mais fortes, você deve encontrar um grupo e melhorar ainda mais o farm.
  • Bards (Spectral Dancer, Sword Muse e Hierophant) — swordsingers e bladedancers tem dances e songs que vão auxiliar muito o PvE, alem de características de evasão que permitem matar mobs mais fortes no jogo

Grupo: Classes com alto potencial

Se você joga com grupos ou pretende entrar em um, essas classes podem ser mais interessantes e você pode aproveitar o potencial delas. Você pode jogar solo com essas classes, porém poderá não ser tão confortável para você.

  • Healers — os healers são muito úteis no farm AoE quando é necessário aplicar cura nos aliados, além disso, Cardinals e Eva’s Saints possui habilidades de atrair mobs, o que otimiza o farm em grupo. Além de manter a durabilidade dos aliados no PvP, ajudam removendo debuffs
  • Tankers  — tankers são essenciais para otimizar o potencial de um farm em grupo, atraindo um alto número de mobs e aplicando buffs para aliados. No PvP auxiliar atraindo inimigos e tornando mais confortável o jogo dos seus aliados
  • Warriors — basicamente todos os warriors melee (corpo a corpo) possui habilidades de ataque em área (AoE), são damage dealers importantes para atacar diversos alvos ou até mesmo para tipos de alvos específicos como Wizards e Healers
  • Archers — os archers, por sua vez, otimizam muito seu potencial jogando em um grupo formado com outros archers, atacar o mesmo alvo com o dano explosivo torna o jogo mais fácil e o potencial de dano de todo o grupo é revelado
  • Wizards — aplicam danos altos tanto em alvo único quanto em áreas, porém são vulneráveis. É indicado que você tenha healers e/ou tankers no seu grupo para protege-lo
  • Death Knights — por sua vez, os DKs tem inicialmente ataques para alvos únicos, aprendendo posteriormente habilidades em área (AoE) importantes, especialmente em PvP, essas habilidades em área tem altos tempos de re-uso porém são muito impactantes em PvPs massivos